História das galinhas

Toda quarta de manhã eu tenho aula de avicultura. Hoje fui pra aula hoje e durante  a aula o professor falou um pouco sobre a história das galinhas no mundo, mas eu fiquei curiosa pra saber mais! Então vou aproveitar e pesquisar sobre isso e compartilhar com vocês meus pimpolhos.
Ai vocês se perguntam: mas porque falar de galinhas? Parce que essas aves tem uma enorme importância para o homem, é o animal (doméstico) mais difundido pelo planeta além de ser uma das fontes de proteínas mais baratas. Faça o teste, vá ao supermercado e veja qual é a carne mais barata! É a de frango. 
O nome cientifico da galinha é Gallus gallus domesticus. Segundo informações do site Portal Educação as galinhas domésticas tem origem no Sudoeste da Ásia e descendem de uma única (ou principalmente) de uma ave silvestre a "Galinha Vermelha do Mato" ou (Red Jungle Fowl). As primeiras galinhas foram domesticadas para utiliza-las como galos de briga. Isso faz mais de 5000 anos. 
Red Jungle Fowl Fonte aqui
Essa ave ainda é encontrada nas selvas do Sudoeste Asiático. Para alguns pesquisadores outras raças também contribuíram para o desenvolvimento da galinha moderna. São elas a galinha de Java (Gallus varius) a galinha do Ceilão (Gallus lafayetii) e a galinha de Sonnerat (Gallus sonneratii). Nas fotos abaixo são todos galos (machos).
galinha de Java (Gallus varius)  Fonte aqui

galinha do Ceilão (Gallus lafayetii) Fonte aqui

galinha de Sonnerat (Gallus sonneratii) Fonte aqui
As primeiras galinhas introduzidas no Brasil foram trazidas pelos primeiros navegadores europeus que aqui chegarem por volta de 1500. Em uma carta escrita por Pero Vaz de Caminha em 22 de abril de 1500 para o rei de Portugal, os índios que aqui habitavam ficaram admirados e surpresos ao terem contato com esses animais. Apesar disso, é provável que corsários franceses já tenham trazidos galinhas quando abasteciam seus navios por produtos como pau-brasil e animais silvestres. 
Foram trazidas raças orientais, mediterrâneas e do Sul da Europa. Essas galinhas eram deixadas soltas nos quintais das casas, sítios e fazendas. Condição que permitiu cruzamentos aleatórios. Esta mistura de raças deu origem as galinhas caipiras brasileiras, ou simplesmente como nós chamamos: galinha caipira. Ela também é conhecida como galinha crioula, galinha da colônia, galinha da capoeira ou naturalizadas. 
Nas Américas existe só uma espécie de galinhas nativas (segundo o meu professor), essa espécie é Chilena. O objetivo da domesticação dela tem mais haver com aspectos religiosos das populações tradicionais. Ainda de acordo com meu professor, essas galinhas botam ovos azuis e os machos da espécie tem a espora (espécie de ferrão nos pés) em forma de anzol. Essa galinha se chama Araucana ou em espanhol Gallina Mapuche, Mapuche, pois ela foi domesticada pela etnia indígena dos Mapuches. Sua origem é controversa, mas é a uma única galinha citada como americana. Por incrível que possa parecer, os dados mais difíceis de encontrar são sobre a Araucana.
Ovos da galinha araucana Fonte aqui
Araucana, pelo que vi essa é a característica mais marcante, preferi não colocar fotos inteiras porque não achei nenhuma da raça pura. Fonte aqui
Depois em outro texto (e quando o professor der essa aula) eu falarei sobre as galinhas atuais, raças, cruzamentos e outras coisas interessantes. Essa matéria vai me render muitos textos.


Referencias 




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Chicória para substituir o café?

Beterraba açucareira